Fatias Húngaras

Tudo começou em um domingo à noite, quando resolvi que iria fazer o pão do café. Aliás, adquiri esse hábito de não jantar e sim tomar café quando vim morar aqui em Floripa.
Estava procurando uma receita de fatias húngaras e achei essa de cinnamom rolls. Pela foto já dava para perceber o quão gostosa ela é.A receita nem era para o blog mas quando eu experimentei o primeiro pedaço não pensei em outra coisa a não ser dividir com vocês. Gente, a massa é deliciosa!! Fofa até não poder mais e depois de jogar a caldinha de leite ela fica tão úmida e saborosa que se torna ainda mais irresistível.
Como a primeira vez que fiz já era de noite, não pude tirar foto, então dessa vez eu fiz uma nova fornada para mostrar a vocês.
Não fiz a receita inteira da massa porque seria muito para nós quatro, por esse motivo estou escrevendo a quantidade de ingredientes que usei e como preparei as fatias. Para conhecer a receita original é só clicar aqui

fatias húngaras


Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico fresco – 15gr
50gr de manteiga sem sal derretida
150ml de leite
¼ de xícara (chá) de açúcar – 45gr
2 ½ xícaras de farinha de trigo – 300gr
1 ovo

Recheio
4 colheres (sopa) de manteiga – 80gr
6 colheres (sopa) açúcar – 72gr
50gr de coco ralado desidratado e sem açúcar

Calda
½ xícara de açúcar – 90gr
150ml de leite
Coco ralado a gosto para salpicar (usei 4 colheres de sopa)

Aqueça o leite até ele ficar morno (pode ser no micro ou no fogão, só não deixe ele muito quente) e dissolva o fermento.
Coloque na máquina de pão o leite (com o fermento), a manteiga derretida, o açúcar, o ovo e 1 xícara (chá) de farinha de trigo.
Misture todos os ingredientes (a massa ficará bem líquida) por 3 minutos e acrescente aos poucos a farinha de trigo até que a massa se misture por
completo. Deixe a maquina trabalhar até terminar o ciclo da massa (deixe-a crescer dentro da máquina).
Em um refratário pequeno amoleça a manteiga (não deixe derreter por completo) no microondas, acrescente o açúcar e o coco ralado. Misture até formar uma pasta.
Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e divida-a em duas. Abra cada metade da massa com o auxilio de rolo de macarrão e recheie com a pasta de coco. Enrole a massa como um rocambole, pressionando bem as pontas para que elas não se soltem quando estiverem assando.
Corte o rolo em fatias de 2 cm e coloque-as em uma assadeira untada com margarina. Cubra a assadeira com um paninho e deixe a massa descansar em um local quente até dobrar de volume.Leve as fatias para assar por 20-25 minutos no forno pré-aquecido (180ºC) ou até que fiquem ligeiramente coradas. Retire a assadeira do forno, regue as fatias com a caldinha e salpique o coco ralado. Leve-as novamente ao forno por 3 minutos. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar.

O processo:

Não faça um rolinho muito grande. O ideal é que seja um quadrado de 18x18, como este. É importante também não deixar as fatias muito tempo no forno pois elas irão ficar ressecadas.

Não deixe muito espaço entre as fatias pois elas podem se abrir quando estiverem assando. Eu coloquei uma do ladinho da outra.


4 comentários:

  1. Nossa, que blog PERFEITO!

    Vou fazer todas receitas! TODAS!

    ResponderExcluir
  2. Bruno, você é muito gentil!
    Tenho me esforçado para tornar o blog um cantinho gostoso para todos e o seu elogio me fez muito feliz.
    Muito obrigada!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Quem não tem máquina de pao faz como? :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!
      E agora? Você me pegou, hehe.
      Bom, vou tentar te explicar da maneira que eu fazia antes da máquina de pão.
      Dissolva o fermento no leite morno.
      Em uma tigela grande, coloque a farinha e faça uma cova no centro. Coloque dentro o ovo, o açúcar, a manteiga e o leite (com o fermento dissolvido).
      Misture bem e despeje a massa em uma bancada levemente enfarinhada. Sove a massa até torná-la macia e homogênea - nesse ponto ela não grudará mais na bancada e nas suas mãos.
      Deixe descansar até dobrar de volume.
      Depois é só seguir a receita, abrindo a massa e recheando-a.
      Qualquer dúvida é só me chamar, tá?
      Beijo grande!

      Excluir