Mini sonho com geleia

No sábado de Aleluia nós fomos para São Carlos, cidade vizinha de Chapecó, para almoçar na casa dos pais do padrinho do meu filho.
Depois do almoço delicioso e da bolachinha com café idem, eu fui presenteada com um potinho de geléia caseira, feita pela senhora Reinadi.
Adorei o mimo e no caminho de volta fui pensando em fazer mini sonhos bem quentinhos para comer com a geleia.
postei essa receita antes e não custa repeti-la porque sem dúvida é a melhor massa de sonho /donuts que eu já fiz e comi.
O resultado dessa combinação de sonho quentinho com geleia caseira é delicioso!

mini sonho com geleia



Ingredientes:

500gr de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico para pão (30gr)
1 xícara (chá) de leite morno 
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina/manteiga
1 colher (café) de sal
2 ovos
Óleo para fritar
Geleia para rechear

Misture o fermento com 3 colheres (sopa) de farinha de trigo. Adicione ¼ de xícara (chá) do leite e cubra com um pano limpo. Deixe descansar por dez minutos. A parte, coloque o restante da farinha em uma tigela grande. Adicione o açúcar, a margarina/manteiga, o sal, os ovos e o fermento reservado. Misture bem e junte o restante do leite. Sove a massa por um minuto, cubra com um pano e deixe crescer até dobrar de volume.
Abra a massa com um rolo e corte-a com um cortador de biscoito e frite os sonhos em óleo quente por 30 segundos. Em seguida abaixe o fogo para eles cozinharem internamente e vire-os para dourarem por igual.
Quando os sonhos começarem a dourar retire-os do óleo e coloque-os sobre o papel-toalha.
Corte-os ao meio sem separar as duas metades e distribua a geleia. Polvilhe o açúcar e sirva quente ou frio.




Fiz meia receita e rendeu 26 unidades.
A massa do sonho tem que ficar macia mas não pode ser pegajosa. Se precisar acrescente mais farinha à massa – 1 colher (sopa) por vez.

A receita  foi elabora pela chef Ana Maria Berberian e foi publicada na revista AnaMaria Receitas, edição 40.

4 comentários:

  1. Sonho é mesmo muito gostoso e assim com geléia é até pecado viu?! rs

    Ficou lindo!

    Eli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli! Verdade! Adoro sonho quando a massa é fofinha e ele não está oleoso. Imagina ele recheado com creme de confeiteiro... Que perdição!
      Obrigada pelo elogio!
      Beijo.

      Excluir
  2. Olá!! adoro cozinhar e descobri seu blog ao acaso quando procurava por uma receitinha de fatias hungaras, as quais pretendo fazer essa semana. Esses sonhos são para qualquer ser humano sonhar em comê-los, pois parecem maravilhosos de fofinhos!! Tenho uma filha de 2 anos e meio, e às vezes a escolinha pede algum prato doce ou salgado, com certeza levarei até as crianças suas receitas lindas e apetitosas, aliás bem saudáveis. Parabéns pelo lindo trabalho, tão cheio de capricho até nas fotos!! Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine! Seja mais que bem-vinda!!!!
      Eu adoro essa receita de fatias húngaras, pois ela fica bem fofinha. Espero que você também goste!
      E esses sonhos... A melhor massa que já testei, juro! Fica bem macia e, na hora que fritamos, não fica encharcada de óleo. Achei-a em uma revistinha bem antiga e, desde que a preparei, ela se tornou a preferida de todos que provaram.
      Beijinhos bem doces para você! Saiba que você colocou um sorriso imenso no meu rosto ao ler o seu comentário. Fiquei muito feliz!

      Excluir