Nesse tempo em que fiquei longe, alguns acontecimentos bons e ruins marcaram a minha vida. Primeiro eu gostaria de agradecer os votos que recebi no concurso da Bonfa, nem acreditei quando a minha mãe me contou que havia ganhado. Fiquei muito feliz!
Os outros acontecimentos foram tristes e eu dificilmente escrevo coisas tristes no blog. 
O meu avô faleceu recentemente e um mês e quinze dias depois a minha avó se foi também. Eu gostaria apenas que eles soubessem que eu os amei (e continuo amando) e que senti uma dor muito grande com as suas partidas. Vô e vó, se antes eu sentia saudades de vocês, hoje ela se eternizou e de uma forma tão dolorida... Descansem na paz de Deus.
*************************************************************************

Madeleines de coco e mirtilo

Madeleines me fazem suspirar. Macias, amanteigadas e extremamente deliciosas...
Quer fazer bonito quando for receber uma visita para um café/chá da tarde? Prepare madeleines!
A receita da Madeleine de coco é do livro Sticky, Chewy, Messy, Gooey: Dessets for the Serious Sweet Tooth e como eu tinha uma bandejinha de mirtilo na geladeira, não hesitei e adicionei à massa. Ficou muito, muito, muito bom.

madeleines de coco e mirtilo



Ingredientes:
2 ovos grandes
2 claras de ovos grandes
½ xícara de açúcar granulado
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar de confeiteiro
¾ xícara de manteiga derretida e fria
¾ xícara de coco ralado adoçado
75g de mirtilo – aproximadamente ¾ da bandejinha

Em um recipiente grande, bata delicadamente, com o auxílio de um batedor de arame, os ovos, as claras, o açúcar granulado e a baunilha.
Peneire a farinha, o açúcar de confeiteiro e o sal e adicione-os à massa. Acrescente a manteiga, os mirtilos e o coco e misture-os delicadamente até se tornar uma massa homogênea. A massa deve ser bem rala.
Cubra a tigela com plástico filme e leve para gelar por 1 a 24 horas. Passado esse tempo, a massa ficará firme.
Preaqueça o forno a 190 °C. Unte e enfarinhe as forminhas de madeleines, retirando o excesso de farinha. Preencha as forminhas com 1 colher (sopa) de massa.
Acomode as forminhas em uma assadeira de beiradas baixas – própria para cookies – e leve para assar por 10-12 minutos, ou até que elas fiquem firmes e coradas, com um leve calombinho central.
Retire as madeleines da forminha passando a ponta de uma faca afiada nas extremidades e transfira-as para uma gradinha para esfriarem.*
Se houver mais massa, repita novamente o processo de untar e enfarinhar as forminhas e leve-as para assar.

Fiz meia receita e rendeu 20 madeleines mas, segundo o livro, a receita original (inteira) rende 24 unidades.
* É importante retirar a madeleine ainda quente da forminha para que ela não grude.

5 comentários:

  1. Faz parte do percurso da vida nascemos, vivemos e morremos - fica a recordacao e momentos especiais na nossa memoria

    Os biscoitos estao com optimo aspeto , yammi se possivel tirava um!

    ResponderExcluir
  2. Ei Fer!
    Parabéns pelo concurso...você mereceu!!!
    Meus sinceros sentimentos pela perda dos seus avós queridos... também passei por isso faz pouco tempo e fiquei muito sentida...
    Delícia de receita, como sempre.
    Beijinhos,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. os meus senseros sentimentos pois nunca é bom perder as pessoas que amos é sempre mt triste e deixa sempre mta magoa estou contigo nesta dore os teu bolonhos estam mt bonitos bjs bom fim de semana e tudo de bom

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela sua visitnha. Eu adoro inventa coisas na cozinha, vivo visitando site de receita pra fazer umas coisinhas legais. De vez em quando vou fazer essas receitinhas maravilhosas do seu blog. Já to te seguindo .
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Sinto muito pelos seus avós... O importante é a lembrança dos momentos felizes que passaram juntos e que ninguém tira...
    As suas madeleines ficaram LINDOS e estão dando água na boca...
    Parabéns!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir